CTI - Escola Cléia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exercícios IF THEN ELSE (3)

2 participantes

Ir para baixo

Exercícios IF THEN ELSE (3) Empty Exercícios IF THEN ELSE (3)

Mensagem  JEAN Seg Out 04, 2010 1:52 pm

Lista de exercícios IF THEN ELSE (3)


1) Fazer um programa que pergunte o nome do aluno, a nota1, a nota2 e a nota 3.
Calcular a média e o desempenho (aprovado para média >= 7, reprovado para
média <= 4 e recuperação para média entre 4,1 e 6,9).


2) Faça um programa que leia as três notas, as faltas e o nome de um aluno e imprima sua situação. ( “APROVADO”, “REPROVADO POR FALTA” ou “REPROVADO POR MÉDIA” ) Observação – A média para aprovação é 5.0 e o limite de faltas é 17.


3) Pergunte as medidas do lado de um triângulo. De acordo com os valores digitados
o programa deverá exibir se o triângulo é eqüilátero (3 lados iguais), isósceles
(dois lados iguais) ou escaleno (três lados diferentes).


4) Crie um programa para digitar o valor de uma compra. Se o valor da compra for
maior ou igual a 100,00, então, dar desconto de 10% e mostrar o valor a pagar,
senão exibir uma mensagem: “Compra sem Desconto” e colocar o mesmo valor da
compra para o valor a pagar.
Cálculo simples da porcentagem: valor*(valor da porcentagem/100)

5) Escrever um programa em pascal que lê o número de um vendedor de uma empresa, seu salário fixo e o total de vendas por ele efetuadas. Cada vendedor recebe um salário fixo, mais uma comissão proporcional às vendas por ele efetuadas.
A comissão é de 3% sobre o total de vendas até $ 1.000,00 e 5% sobre o que ultrapasse este valor.
Escrever o número do vendedor, o total de suas vendas, seu salário fixo e seu salário total.


6) Escrever um programa em pascal que lê o numero de identificação e as 3 notas obtidas por um aluno nas 3 verificações e a média dos exercícios que fazem parte da avaliação.
Para cada aluno, calcular a média de aproveitamento, usando a fórmula:

MA = N1+N2*2+N3*3+ME/7

A atribuição de conceitos obedece ao esquema abaixo:

Média de aproveitamento..............Conceito
>=9.0 ..............................................A
>=7.5 e <9.0.....................................B
>=6.0 e <7.5.....................................C
>=4.0 e <6.0.....................................D
<4.0................................................E

O programa deve escrever o número do aluno, suas notas, a média dos exercícios, a média de aproveitamento, o conceito correspondente e a mensagem: “APROVADO” se o conceito for A, B ou C e “REPROVADO” se o conceito for D ou E.


7) Uma empresa decidiu conceder um aumento de salários a seus funcionários de acordo com o esquema abaixo:

Salário Atual................................Índice de Aumento
0 – 400,00.......................................15%
400,01 – 700,00................................12%
700,01 – 1.000,00.............................10%
1.000,01 – 1.800,00...........................7%
1.800,01 – 2.500,00...........................4%
Acima de 2.500,00.............................Sem aumento

Fazer um programa que lê, para cada funcionário, seu número e seu salário atual e escreve o numero do funcionário, seu salário atual, o percentual de seu aumento e o valor do salário corrigido.


8_) Ler uma data no formato: dia (um inteiro entre 1-31), dia da semana (um inteiro entre 1-7), mês (um inteiro entre 1-12) e um ano (inteiro entre 0-65535) e converter para o formato especificado abaixo. Para os dias da semana, 1 corresponde a segunda-feira, 2 para terça-feira e assim por diante.

Exemplo de tela de saída:

Entre com o dia do mes (1-31): 23
Entre com o dia da semana (1-7): 4
Entre com o mes (1-12): 8
Entre com o ano: 1997

Quinta-feira, dia 23 de Agosto de 1997


9) Efetuar a leitura de quatro números inteiros e apresentar os números que são divisíveis por dois e três.



Última edição por JEAN em Seg Out 04, 2010 5:38 pm, editado 2 vez(es)
JEAN
JEAN

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Exercícios IF THEN ELSE (3) Empty resposta do exercício número 3

Mensagem  Carine Seg Out 04, 2010 4:38 pm

Program c3 ;
var m_t1,m_t2,m_t3:real;
Begin
writeln('Digite a mt1');
read(m_t1);
writeln('Digite a mt2');
read(m_t2);
writeln('Digite a m_t3');
read(m_t3);

If(m_t1=m_t2)and(m_t2<>m_t3)
then writeln('isósceles');

if (m_t2=m_t3)and(m_t3<>m_t1)
then writeln('isósceles');

if (m_t3=m_t1)and(m_t1<>m_t2)
then writeln('isósceles');

If(m_t1=m_t2)and(m_t2=m_t3)and(m_t1=m_t3)
then writeln('equilátero');

if (m_t2<>m_t3)and(m_t3<>m_t1)and(m_t1<>m_t2)
then writeln('escaleno');

End.

Carine

Mensagens : 1
Data de inscrição : 06/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos