CTI - Escola Cléia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Algoritmos

Ir para baixo

Algoritmos Empty Algoritmos

Mensagem  JEAN Qui Set 09, 2010 2:53 pm


Algoritmos


ABORDAGEM CONTEXTUAL


O uso de algoritmos é quase tão antigo quanto a matemática. Com o passar do tempo, entretanto, ele foi bastante esquecido pela matemática. Com o advento das máquinas de calcular e mais tarde os computadores, o uso de algoritmos ressurgiu com grande vigor, como uma forma de indicar o caminho para a solução dos mais variados problemas.

Algoritmo não é a solução do problema, pois, se assim fosse, cada problema teria um único algoritmo. Algoritmo é o caminho para a solução de um problema, e em geral, os caminhos que levam a uma solução são muitos.

Ao longo dos anos surgiram muitas formas de representar os algoritmos, alguns utilizando linguagens semelhantes às linguagens de programação e outras utilizando formas gráficas.
O aprendizado de algoritmos não se consegue a não ser através de muitos exercícios.

NÃO se aprende algoritmos:
-Copiando algoritmos
-Estudando algoritmos

Aprende-se algoritmos:
-Construindo algoritmos
-Testando algoritmos


CONCEITO DE ALGORITMO

A automação é o processo em que uma tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas, sejam estas dispositivos mecânicos (como máquinas industriais), eletrônicos (como os computadores), ou de natureza mista (como os robôs).

Para que a automação de uma tarefa seja bem sucedida é necessário que a máquina que passará a realiza-la seja capaz de desempenhar cada uma das etapas constituintes do processo a ser automatizado com eficiência, de modo a garantir a repetibilidade do mesmo. Assim, é necessário que seja especificado com clareza e exatidão o que deve ser realizado em cada uma das fases do processo a ser automatizado, bem como a sequencia em que estas fases devem ser realizadas.

À especificação da sequencia ordenada de passos que deve ser seguida para realização de uma tarefa, garantindo a sua repetibilidade, dá-se o nome de algoritmo.

Embora esta definição de algoritmo seja correta, podemos definir algoritmos, de maneira informal e completa como:

“Algoritmo é um conjunto finito de regras, bem definidas, para a solução de um problema em um tempo finito e com número finito de passos.”

Informalmente, um algoritmo é qualquer procedimento computacional bem definido que toma algum valor ou conjunto de valores como entrada e produz algum valor ou conjunto de valores como saída.

Um algoritmo deve sempre possuir pelo menos um resultado, normalmente chamado de saída, e satisfazer a propriedade da efetividade, isto é, todas as operações especificadas no algoritmo devem ser suficientemente básicas para que possam ser executadas de maneira exata num tempo finito.

Na pratica não é importante ter-se apenas um algoritmo, mas sim, um bom algoritmo. O mais importante de um algoritmo é a sua correção, isto é, se ele resolve realmente o problema proposto e o faz exatamente.
Para se ter um algoritmo, é necessário:

1-Que se tenha  um número finito de passos.
2-Que cada passo esteja precisamente definido, sem possíveis ambiguidades.
3-Que existam zero ou mais entradas tomadas de conjunto bem definidos.
4-Que existam uma ou mais saídas.
5-Que exista uma condição de fim sempre atingida para quaisquer entradas e num tempo finito.

Para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que esta seja detalhada passo a passo, numa forma compreensível pela máquina, utilizando aquilo que se chama de programa. Neste sentido, um programa de computador nada mais é que um algoritmo escrito numa forma compreensível pelo computador.
JEAN
JEAN

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos