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Dicas para construção de um BD.

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Dicas para construção de um BD. Empty Dicas para construção de um BD.

Mensagem  JEAN Ter Set 14, 2010 1:47 pm

Revisão dos conceitos de Banco de Dados:

-Entidades (ou tabelas): Entidades são objetos que reúnem conjuntos de dados que representam as mesmas características, sendo que suas ocorrências são as representações desses dados. Em outras palavras, a entidade pode ser comparada a uma tabela, enquanto que as ocorrências são os registros dessa mesma tabela.

-Atributos (ou campos): Para ser considerada uma entidade, toda tabela necessita de atributos e valores que são responsáveis por representar características dos registros que irão compor uma tabela. Por exemplo, na tabela cadastro, você adicionará informações referentes aos clientes de uma determinada empresa. Informações como código, nome do cliente, endereço e telefone podem ser chamados de atributos de uma tabela.
E é justamente esse conjunto de atributos e seus valores que formam o registro do funcionário em questão. Com isso, teremos uma tabela composta por um conjunto de registros – uma linha preenchida com informações sobre o funcionário, além de cada registro constituído Poe um conjunto de atributos (código, nome, endereço, telefone, etc...).

-Chave primária: Os valores de determinados atributos, como por exemplo, o código do cliente, devem ser sempre diferentes nos registros dessa tabela. Esses atributos são únicos e nunca se repetem em uma tabela, na maioria das vezes, tem a função de identificadores únicos dos registros da entidade. Eles identificam uma única ocorrência em uma tabela, esses campos são conhecidos como chaves primárias dentro de uma tabela.
Quando atribuímos um campo como sendo uma chave primaria, estamos dizendo ao Access que não pode existir dois registros com o mesmo valor no campo atribuído como chave primaria. Em outras palavras, os valores no campo chave primária necessariamente tem que ser únicos.
- para definir um campo como chave primária, basta selecionar o campo desejado, clicar com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecionar a opção Chave primária. Ao executar essa tarefa, note que para a propriedade Indexado, é atribuído o valor Sim (Duplicação não autorizada). Isso significa que, para esse campo, não serão aceitos valores iguais.

Identificadores

Um sistema de BD eficiente é aquele que fornece com agilidade e precisão a todas as informações a ele requeridas, mesmo que essas informações estejam disponíveis em diferentes tabelas.
Para que isso seja possível, é necessário adicionar identificadores em suas tabelas. Tratam-se de campos que irão identificar cada registro de uma tabela. Resumindo, são as já conhecidas chaves primárias.
Quando definirmos campos como chave primaria, esteja a tento aos seguintes detalhes:
-Não é possível adicionar valores duplicados ou nulos aos campos da tabela.
-Se você não quiser definir uma chave primária para a sua tabela para identificação dos registros da mesma, é possível usar um campo que numere os registros seqüencialmente. Para isso, basta atribuir o valor Autonumeração ao campo em questão, quando for criar a sua tabela.
-O tamanho da chave primária afeta a performance das operações de consulta. Por esse motivo, para melhorar o desempenho, atribua a este campo o menor tamanho de modo que os valores que serão armazenados neste campo se acomodem.


Construindo um BD


Antes de partir para a prática, vamos conhecer mais algumas informações extremamente relevantes para a montagem de sua base de dados

Fases para a construção de um BD:
- Antes de se propor a projetar uma base de dados, é necessário que você saiba a finalidade da reunião dos dados, ou seja, é imprescindível conhecer o objetivo de um BD. De posse dessa informação, certamente ficará mais fácil o trabalho de coleta do que for necessário.
- Feito isso, o próximo passo será definir quais serão as tabelas (entidades) necessárias. Para melhor organização, uma boa idéia seria criar uma tabela para cada assunto. Por exemplo, Clientes e Produtos são tabelas que reúnem dados diferentes. Dessa forma, é aconselhável criar uma tabela para cada tipo de dados.
- Criadas as tabelas, determine quais informações devem ser armazenadas em cada uma. Por exemplo, a tabela Pedidos poderia ter os seguintes campos: Código do Pedido, cliente, nota fiscal, valor do pedido, etc.
- Agora, vamos atribuir quais campos serão do tipo chave primária. Para definir esse atributo ao campo, é importante conhecer quais serão campos identificadores em consultas e pesquisa de dados. Por exemplo, em geral, chaves primárias são campos como códigos, CPF, número de pedido, número de nota fiscal e assim por diante.
- A próxima etapa do processo é definir os relacionamentos entre as entidades, ou seja, decidir de que forma os dados de uma determinada tabela irão se relacionar com as demais. Por exemplo, se você quiser saber quantos pedidos foram feitos por determinado cliente ou ainda associar o salário de um funcionário ao seu cargo.
- Finalmente, depois de todas essas etapas, chegamos à fase do acabamento, ou seja, será necessário refinar a estrutura do BD, checando de erros, inconsistência ou redundância de dados. Se necessário, devem ser feitas modificações no BD.

Seguindo cuidadosamente essas etapas, fica mais fácil obter uma boa estrutura para seu BD. Com isso, você gastará menos tempo para a construção e manutenção dele. Conseqüentemente, com uma base de dados consistente e enxuta, você obterá resultados mais rápidos e precisos.
JEAN
JEAN

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