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Mensagem  JEAN Qui Ago 29, 2013 11:01 am


CONCEITOS BÁSICOS DO EXCEL


Componentes do Excel
Pasta : É denominada “PASTA” todo arquivo que for criado neste software “Excel”. Tudo que for criado e
posteriormente será um arquivo, porém considerado uma PASTA.
Planilha: Uma planilha é considerada a parte onde será executado todo o trabalho por isso esta é
fundamental, se não temos planilha não podemos criar qualquer calculo que seja então nos dar o entender
que em uma pasta contem planilhas e, que cada planilha possui no total de 16.777.216 células.
Podemos localizar uma planilha através dos nomes que elas receberam inicialmente PLAN1,PLAN2...
Na parte inferior da Área de Trabalho, que recebe o nome de guia de planilhas.

3-Conceitos Básicos Fig1

OBS: Dentro de uma planilha estão contidas as colunas, linhas e células.
Coluna: É o espaçamento entre dois traços na vertical.As colunas do Excel são representadas em letras de
acordo coma a ordem alfabética crescente sendo que a ordem vai de A até IV, e tem no total de 256
colunas em cada planilha.
Linha: É o espaçamento entre dois traços na horizontal. As linhas de uma planilha são representadas em
números, formam um total de 65.536 linhas e estão localizadas na parte vertical esquerda da planilha.
Célula: As células são formadas através da interseção “cruzamento” de uma coluna com uma linha e, cada
célula tem um endereço “nome” que é mostrado na caixa de nomes que se encontra na Barra de Fórmulas.
Multiplicando as colunas pelas linhas vamos obter o total de células que é 16.777.216.
Célula Ativa
É a célula exibida com uma borda em negrito indicando que a ela está selecionada e onde os próximos dados
digitados serão inseridos ou o próximo comando escolhido será aplicado. Se for selecionada mais de uma
célula ao mesmo tempo, a primeira será é a célula ativa e as outras serão destacadas na cor escura. Observe
a figura :

3-Conceitos Básicos Fig2

Assim, o Excel é constituído de colunas (na vertical) e linhas (na horizontal). As colunas são
identificadas por letras e iniciam pela letra A, seguindo alfabeticamente até Z, a partir daí inicia-se uma
combinação de coluna com linha para definir o endereço da célula.  

A coluna final é a IV, o que constitui um total de 256 colunas. E as linhas, são identificadas por números
e iniciam pelo número 1, seguindo de forma crescente até 65.536.
O ponto de encontro (interseção) entre uma linha e uma coluna forma a chamada célula (a caixa). A
interseção entre a coluna C e a Linha 4 forma a célula C4, como mostra o exemplo abaixo :

3-Conceitos Básicos Fig3

Uma célula pode conter números, texto ou fórmulas. A possibilidade de usar fórmulas é o que diferencia
um programa de planilha de uma calculadora. Quando colocamos uma fórmula em uma célula, dizemos que o
conteúdo dessa célula deve ser calculado em função dos valores contidos em outras células.
Quando abrimos o Excel, já aparece um desenho básico de planilha na tela. Precisamos, então,
organizar as informações em linhas e colunas e determinar uma região para cada tipo de informação. No layout,
apenas definimos onde cada informação será colocada, mas ainda não a digitamos.

3-Conceitos Básicos Fig4
JEAN
JEAN

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