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2-Ambiente e Criação de programas

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Mensagem  JEAN Seg Abr 21, 2014 9:12 pm

DELPHI – AMBIENTE (IDE) E CRIAÇÃO DE PROGRAMAS

CARACTERÍSTICAS DO DELPHI
-Gera um executável verdadeiro, independente de run-time.
-Utiliza a linguagem de Object Pascal para escrever os procedimentos do programa.
-Utiliza o processo de desenvolvimento Two-Way, que permite tanto escrever o código em Object Pascal gerando 
os objetos visuais, como utilizar os métodos visuais gerando código em Object Pascal.
-Os componentes são definidos como objetos, o que permite a herança.
-Permite a criação de novos componentes na própria linguagem.
-Possui acesso facilitado a banco de dados.
-Possui ambiente de depuração integrado.
-Possui componentes para internet.

CARACTERÍSTICAS DA PROGRAMAÇÃO DELPHI
-Um programa Delphi é uma estrutura de aplicativo orientada ao desenho de formulários ou janelas.
-Interface com usuários feita através de componentes.
-Contém um conjunto de controles pré-desenvolvidos que dão acesso às características do sistema.
-Os componentes são objetos.
-Cada controle ou componente possui propriedades, métodos e pode responder a eventos.
-As propriedades podem ter seus valores definidos em tempo de desenvolvimento e alterados em tempo de execução.
-Os eventos são mensagens que cada componente pode responder, tendo associado a eles um procedimento de evento.

ELEMENTOS DA PROGRAMAÇÃO DELPHI

Elemento
Descrição
Formulário (Form)É uma janela, elemento básico onde agrupamos os componentes para formar a interface com o usuário.
Unidade (Unit)Arquivo que contém código em object pascal. Para cada formulário existe uma unidade associada.
ComponenteObjetos utilizados para a construção das nossasaplicações (projeto).
PropriedadeRepresentam os atributos dos componentes.
MétodoProcedimento ou função própria do objeto.
EventoRepresentam a capacidade de resposta dos componentes aos estímulos.
Processador de EventoProcedimento responsável por responder a determinado evento.
Projeto (Project)Conjunto de formulários, componentes e unidades que compõem uma aplicação.
ARQUIVOS PRODUZIDOS PELO SISTEMA

Ext.TipoDescrição
BMP ICOArquivos gráficosArquivos de imagens nos formatos
~DFBackup de DFMBackup de um arquivo DFM.
~DPBackup de ProjetoBackup de um arquivo DPR.
DSKConfigurações de DesktopArquivo texto contendo as informações sobre a posição das janelas, os arquivos abertos no editor e
outras configurações de Desktop.
DSMDados do ObjectArmazena as informações do Object
EXEArquivo executável linkeditadoArquivo executável contendo as unidades, recursos e formulários compilados de um projeto.
OPTOpções do ProjetoArquivo de teste com as configurações atuais para as opções do projeto.
PASCódigo-fonte de uma unidadeArquivo contendo o código fonte de uma unit em object pascal, o qual pode ser de um formulário ou
arquivo fonte independente. Sendo de um formulário contém a sua definição de classe e código dos
seus manipuladores de eventos.
~PABackup de um PASBackup de um arquivo PAS.
RESArquivo de recursos compiladoArquivo binário associado ao projeto contendo recursos compilados, por padrão contem o ícone do projeto.
DCUUnit CompiladaArquivo PAS compilado.
DFMArquivo de formulário gráficoArquivo binário contendo as propriedades e componentes de um formulário
DPRArquivo de ProjetoEscrito  em  Object  Pascal  contendo  os componentes  de  um  projeto  e  permite uso de código de
inicialização do projeto
Estrutura de um Projeto: Projeto (*.DPR), Units (*.PAS) e Forms (*.DFM)

Segue uma descrição das mais importantes opções de menu para o gerenciamento de projetos, algumas dessas opções têm
um botão correspondente na barra de ferramentas.

NewAbre  um  submenu com novos itens  que podem ser adicionados ao projeto.
OpenAbrir projetos, pode abrir  também  Units,  Forms e texto no editor de código.
ReopenAbre um submenu com os  5 últimos  projetos usados e as 10 últimas units utilizadas.
Save (Ctrl+S)Salva o arquivo aberto no editor de código.
Save Project AsSalva  o  projeto  com outro nome ou em outro local.
Save All (Shift+Ctrl+S)Salva  as  alterações  realizadas  em  todas  as units do projeto. (Uso recomendado).
Use Unit (Alt+F11)Faz com que a  Unit  atual possa usar outra Unit do projeto.
View
Project Manager (Ctrl+Alt+F11)Mostra o gerenciador de projeto.
Object Inspector (F11)Mostra o Object Inspector.
Toggle Form/UnitAlterna entre o Form e a Unit.
Units (Ctrl+F12)Mostra  o  código  fonte  de  uma  Unit  ou  do Projeto a partir de uma lista.
Forms (Shift+F12)Seleciona um Form a partir de uma lista.
Project
Add to ProjectAdiciona uma Unit em disco ao projeto.
Remove from ProjectRemove uma Unit do projeto.
View SourceMostra o código do projeto.
Compile (Ctrl+F9)Compila o projeto.
Options (Shift+Ctrl+F11)Opções do  projeto, como  ícone  do  executável,nome da aplicação e opções de compilação.
Run
Run (F9)Compila e executa o projeto.
Program Reset (Ctrl+F2)Pára a execução do programa.
AMBIENTE DO DELPHI

Quando ativamos o Delphi, a tela inicial é parecida com a figura abaixo. Na janela superior, temos a Barra de 
Menu Principal do Delphi, à esquerda a SpeedBar (Barra de Ferramentas Rápida), com as opções mais comuns 
e à direita a Paleta de Componentes. Estes componentes são a base da programação visual e é onde o designer 
vai buscar recursos para sua aplicação.

2-Ambiente e Criação de programas Fig15

Barra de menus, speedBar e paleta (abas) de componentes:

2-Ambiente e Criação de programas Fig16

Abaixo da SpeedBar, está a janela do Object TreeView, que permite visualizar e acessar todos os componentes 
dentro do formulário que você está utilizando no momento.

2-Ambiente e Criação de programas Fig17

Abaixo do Object Treview encontra-se o Object Inspector, que permite visualizar e modificar as propriedades e 
eventos de todos os componentes. É também largamente utilizado pelo designer.

2-Ambiente e Criação de programas Fig18

Abaixo da Paleta de Componentes ficam a janela de código-fonte e as janelas que estão sendo construídas.
As janelas que estão sendo construídas são chamadas de Forms (formulários) e cada form tem uma janela de 
código-fonte pertencente a ela, que são chamadas de Units.

2-Ambiente e Criação de programas Fig19

2-Ambiente e Criação de programas Fig20


PALETAS DE COMPONENTES

A seguir visualizaremos as paletas (guias ou abas) mais utilizadas no Delphi. Além dessas apresentadas aqui, existe muitas outras com as mais variadas funções e também componentes que podem ser baixados da internet com funções específicas (por exemplo, componentes para criar jogos).

Paleta Standard: Uma das paletas mais utilizadas pelo programador. Contém objetos básicos para iniciar as aplicações.

2-Ambiente e Criação de programas Fig1


Paleta Additional: Componentes adicionais, també muito utilizados. Complementa a paleta Standard.

2-Ambiente e Criação de programas Fig2


Paleta Win32: Componentes que utilizam recursos visuais do Windows.

2-Ambiente e Criação de programas Fig3


Paleta System: Componentes que utilizam reursos de sistema do windows.

2-Ambiente e Criação de programas Fig4


Paleta Data Access: componentes para acessar dados.

2-Ambiente e Criação de programas Fig5


Paleta Data Controls: Componentes para controlar visualmente os dados dentro do formulário.

2-Ambiente e Criação de programas Fig6


Paleta BDE: Componentes para acessar dados via BDE.

2-Ambiente e Criação de programas Fig7


Paleta Dialogs: Componentes que acessam as janelas de diálogo do Windows.

2-Ambiente e Criação de programas Fig8


Paleta Win 3.1: Componentes que deixam o aplicativo com o visual do Windows 3.1

2-Ambiente e Criação de programas Fig9


Paleta Samples: Calendário, Paleta de cores e outros

2-Ambiente e Criação de programas Fig10


Paleta QReport: Componentes para criar relatórios visuais.

2-Ambiente e Criação de programas Fig11






EXEMPLO 1

O objetivo deste exemplo:
-Ter um primeiro contato com o ambiente de programação de Delphi.
-Criar um botão com a finalidade de fechar a aplicação criada.
-Salvar o projeto e analisar os arquivos gerados.


1)Abra o Delphi:

2-Ambiente e Criação de programas Fig1

2-Ambiente e Criação de programas Fig2

2)Na guia (aba) Standard, clique no componente Button e

2-Ambiente e Criação de programas Fig3

clique em algum lugar do Form:

2-Ambiente e Criação de programas Fig4

3)Dê dois cliques no Button1. Vai aparecer o código:

2-Ambiente e Criação de programas Fig5

4)Entre Begin e End; digite:

2-Ambiente e Criação de programas Fig6

OBS: o comando “Close” tem a finalidade de encerrar a aplicaçãp

5)Clique em Run ou use a tecla de atalho F9 para executar:

2-Ambiente e Criação de programas Fig7

6)Com o programa em execução clique no botão. A aplicação será finalizada, pois o botão foi programado para isso.

2-Ambiente e Criação de programas Fig8

SALVANDO O PROJETO

1)Acesse o menu “File”, “Save Project As...”

2-Ambiente e Criação de programas Fig9

2)Selecione a pasta ou crie uma, para salvar o projeto. Neste exemplo criaremos uma pasta chamada “programa fecha”.

2-Ambiente e Criação de programas Fig10

2-Ambiente e Criação de programas Fig11

3)Após criar a pasta, clique em open e salve os arquivos do programa. O programa vai gerar o arquivo “Unit1” e outro arquivo chamado “Project1”.

2-Ambiente e Criação de programas Fig12

2-Ambiente e Criação de programas Fig13

ARQUIVOS GERADOS PELO DELPHI

2-Ambiente e Criação de programas Fig14
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