CTI - Escola Cléia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

6-Condição e Repetição

Ir para baixo

6-Condição e Repetição Empty 6-Condição e Repetição

Mensagem  JEAN Ter maio 20, 2014 5:42 pm

Condição e Repetição


A medida que se tornam mais complexos, os programas, algumas vezes, precisarão executar um conjunto de instruções se uma condição for verdadeira e, possivelmente, um outro conjunto de instruções se a condição for falsa. Quando um programa executa (ou deixa de executar) instruções com base no valor de uma condição, o programa realiza um processamento condicional.

A expressão If…Then…Else, especifica a condicional sobre a qual uma declaração será executada.
Sintaxe:
If <Expressão 1> Then <Expressão 2> Else <Expressão 3>;

Exemplo:
Adicione um Componete Button, Edit e um Label ambos da paleta Standar, va no Evento Onclique (Na Aba Events da Janela Object Inspector de dois clique em Onclique, ou simplismente de dois clique sobre o Button) e declare uma variavel Idade do tipo Integer e adicione entre begin e end; o codigo:

idade := strtoint(Edit1.text);
If (idade < 1) or (idade > 100) then
Label1.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’ //Executa se idade<1 ou idade>120
Else
Label1.caption := ‘Voce tem ‘+Edit1.Text+’ anos de idade’; // Executa se idade não for < 1 ou > 120

Ficando Assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
var
Idade: Integer;
begin
idade := strtoint(Edit1.text);
If (idade < 1) or (idade > 100) then
Label1.caption := ‘Você não está dizendo a verdade.’ //Executa se idade<1 ou idade>100
Else
Label1.caption := ‘Voce tem ‘+Edit1.Text+’ anos de idade’; // Executa se idade não for < 1 ou > 100
end;

6-Condição e Repetição Fig1

Com algumas modificações o programa ficou assim:

6-Condição e Repetição Fig2

Adicionando mais um botão, com a função de limpar o edit e o label:

6-Condição e Repetição Fig3

Na verdade o botão Limpar só faz o edit e o label receber um valor vazio (nenhum caracter).

6-Condição e Repetição Fig4

DICA: para aceitar somente números em campos Edit e Combox, inserir o seguinte código no evento OnKeyPress do Edit:

procedure TForm1.Edit1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
if ((key<'0') or (key>'9')) and (key<>#Cool and (key<>#13)
then
begin
Messagebeep(0);
key:=#0;
end;

end;

EXERCÌCIOS

1)Fazer um programa que pergunte as duas notas do aluno e calcule a média. O programa de informar se o aluno está Aprovado (média maior que 60) ou Reprovado (média menor que 60).

OBS: as variáveis serão do tipo "real" (números com vírgula) e o comando para transformar o texto do Edit em número será "strtofloat.

2)Desenvolver um programa para ler um valor inteiro que esteja na faixa de valores de 1 até 9. O programa deve apresentar a mensagem (o valor está na faixa permitida), caso o valor informado esteja entre 1 e 9. Se o valor estiver fora da faixa, o programa deve apresentar a mensagem (o valor está fora da faixa permitida).

3)Desenvolver um programa que leia o nome e a idade de um nadador e informe quais das seguintes categorias ele se enquadra:
-Não aceito: 0 a 4 anos.
-Infantil A: 5 a 7 anos.
-Infantil B: 8 a 10 anos.
-Juvenil A: 11 a 13 anos.
-Juvenil B: 14 a 17 anos.
-Adulto: acima de 17 anos.

4)Fazer um programa que pergunte o nome do aluno, a nota 1, a nota 2 e a nota 3. Calcula a média e o desempenho (aprovado para média maior que 70, reprovado para média menor que 40 e recuperação para média entre 41 e 69)
JEAN
JEAN

Mensagens : 87
Data de inscrição : 31/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos